Vavá do Bixiga

Home / Vavá do Bixiga

 

Poeta Popular – Ator – Músico

Vavá do Bixiga Nasceu na Fazenda Curundundum em Uauá – BA. A 05 léguas de Canudos de Antonio Conselheiro do Sertão.

Aos 08 anos, Vavá começou a tocar violão e declamar poesia, onde viveu entre sanfoneiros, violeiros, aboiadores, emboladores, repentistas, contadores de história, romeiros, festas de Reis, São João, vaquejadas e viveu também entre ciganos.

Aos 13 anos, ainda no sertão da Bahia, trabalhou nas peças teatrais: “Pais dos sonhos e reservista da marinha”.

Em 1969, como tantos outros nordestinos, embarcaram num pau de arara, até juazeiro da Bahia, foi quando entrou em um ônibus e veio parar em São Paulo, aonde veio aportar num dos bairros mais tradicional da “Paulicéia Desvairada”, o Bixiga, onde recebeu o título de Cidadão do Bixiga, tendo apoio daquela comunidade “Brasil-Italiana e Lusitana”, com o pseudônimo “Poeta Vavá do Bixiga”.

Em 1970, onde já carregava uma brilhante bagagem, foi estudar teatro na Escola Núcleo das Artes e em sua trajetória cordelista, passa a apresentar-se com música e poesias para profissionais liberais, casas noturnas, casas de culturas, praças públicas, teatros e outros espaços ligados à cultura.

Vavá do Bixiga, Nunca perdeu suas origens do sertão, portanto seu estilo poético, sempre retrata as raizes nordestinas. Apesar de viver em São Paulo, se orgulha de ser um baiano, carregando os seus costumes do sertão. Usando seu chapéu, jaleco e sandálias de couro cru nas suas apresentações.

Em 1988, Vavá do Bixiga, dá o seu primeiro passo literário, lança o livro “Amor e Paixão” (esgotado), No mesmo ano Vavá é convidado para participar de um comercial do Banco Itaú.

Em 1989, Vavá é convidado para participar como jurado do concurso de beleza como o da To Model 89 e da Garota Global 1990.

Em 1992, Vavá é convidado pela então jornalista Rosângela Byanchi para produzir o programa “Noite Real”, na Rádio Imprensa F.M. – 102,5, onde permaneceu no ar por 13 anos.

No mesmo ano, Vavá do Bixiga é convidado pela João Scortece – Editora, para participar da Antologia Poética Nacional Brasil, onde participou de 04 Antologias.

Em 1996, fez parte da produção do programa SEICHO-NO-IÊ no ar, (Filosofia de Vida), na Rádio Mundial A.M.

Em 1999, fez parte do comercial dA EMBRATEL pela Produtora Move-Arte.

Em 2000, Vavá do Bixiga é convidado pela Produtora “Teatro de Cordel Produções Artísticas”, pelo então diretor e professor de arte César Obeid, para atuar como ator na peça teatral “De repente o Cordel”, onde trabalhou por 04 anos, narrando e levando a cultura popular a teatros, escolas, secretarias de cultura e universidades.

Em 2001, Vavá do Bixiga participou do festival de teatro de Curitiba, com o mesmo espetáculo.

Em 2002, fez uma curta temporada no Centro Cultural do Banco do Brasil, de 12 dias, já com outro espetáculo, “Pelejas, Cordéis e Improvisos”, da mesma produtora e do mesmo diretor.

Em janeiro de 2004, Vavá recebeu Certificado do Clube Brasileiro de Escritores, pela participação do concurso de poesia “Menotti Del Picchia / Nivel Brasil”.

Nesta longa jornada, participou de vários programas de rádio e também na TV Cultura.

Em 2005, Vavá lança CD “Declamando e Cantando o Sertão” cultura popular.

No 2º semestre do mesmo ano, recebe o convite da jornalista Rosângela Byanchi para fazer parte da produção e direção artística do programa “Rosângela Byanchi – Falando de Cultura”, no canal comunitário da cidade de São Paulo onde permaneceu por 4 anos.

Em 2007 recebe o Diploma da Academia Brasileira de Arte Cultura e Histórica, no Grau de Poeta Popular.

Próximo projeto: DVD – CONTANDO – HISTÓRIAS, DECLAMANDO E CANTANDO.

Contato.: (11) 8558-2228. E-mail: poetavavadobixiga@hotmail.com

http://www.poetavavadobixiga.net/